Português

Nosso ônibus pra Zagreb demorou mais um ou menos uma hora pra chegar. Enquanto esperávamos na estação de Ljubljana, uma mulher mais velha que a gente se aproximou pra perguntar se sabíamos o que tinha acontecido com o ônibus. Começamos a conversar, falo "mulher mais velha que a gente" porque não tenho ideia de quantos anos ela tem, talvez poderia ser nossa mãe. Mas enfim, ela é da Malasia e nos contou que agora que as duas filhas já saíram de casa e ela não tem "tarefas de avó", estava aproveitando pra viajar e já fazia um mês que ela estava passeando por aí, sozinha. E que ela preferia viajar sozinha porque tem mais liberdade. Veja só...

Também contou que uma de suas filhas fez a loucura de pedir demissão do trabalho pra ir viajar por 6 meses pela América do Sul. Contamos que nossa história era mais ou menos igual e ela disse que éramos "a geração sortuda". Que sua geração era só trabalho, trabalho, trabalho, casar, ter filhos. E que a próxima geração, dos nossos filhos, vai viver em um mundo extremamente competitivo. Então, somos os sortudos.

Outra coisa que ela nos disse foi que tinha que aproveitar enquanto seus joelhos ainda podiam levá-la pra onde ela quisesse, que muitas de suas amigas já sofriam de dores. E que ela até sentia um incômodo, mas que fingia que ele não existia pra continuar viajando.

Fiquei pensando muito nesse negócio de geração da sorte, e no que muitas pessoas nos dizem: nossa, que coragem!

Coragem mesmo tem essa mulher, que é de uma geração muito diferente do que é o mundo hoje, mas mesmo assim ela se adapta, se ajusta, e tira proveito de tantas facilidades que temos e que ela, na sua juventude, não tinha.

Sorte a nossa ter encontrado com ela, que de tão boazinha subiu no ônibus primeiro e guardou lugares pertinhos pra mim e pro Diego. Sorte a nossa poder ouvir essas histórias e receber inspiração pra não desistir, não deixar nossos sonhos pra trás. Sorte a nossa ter tido a geração anterior, dos nossos pais, que abriram um mundo de possibilidades pra gente.

Espero fazer algo de bom para os que ainda virão por aí...

Español

Nuestro bus a Zagreb se demoró más o menos una hora en llegar. Mientras esperabamos en la estación, una mujer mayor que nosotros se nos acercó para preguntar si sabíamos algo sobre el atraso del bus. Empezamos a conversar, y decimos que era "una mujer mayor que nosotros", porque no teníamos idea de cuantos años tiene, pero podría ser perfectamente nuestra mamá o incluso mayor. En fin, ella es de Malasia y nos contó que ahora que sus dos hijas ya se fueron de su casa y aún no tenía "responsabilidades de abuela", estaba aprovechando para viajar y ya llevaba un mes paseando por ahí, solita. Y nos comentaba que ella prefería viajar sola, porque así tenía más libertar. Mira eso...

También nos contó que una de sus hijas se volvió loca y renunció a su trabajo para ir a viajar por 6 meses en Sudamérica. Le contamos nuestra que es un poco parecida a la de su hija, y nos dice que eramos la "generación afortunada" (lucky generation). La generación de ella era sólo trabajo, trabajo, trabajo, casarse y tener hijos. Que la generación que le tocará a nuestros hijos, van a vivir en un mundo extremamente competitivo. Por lo tanto, nosotros somos los afortunados.

Otra cosa que nos dijo fue que ella tenía que aprovechar mientras sus rodillas puedan llevarla hasta donde ella quisiese, que muchas amigas de ya estaban sufriendo con los dolores. Nos confesó que sentía una pequeña molestia, después de caminar casi un mes, pero que fingía que no existía para seguir viajando.

Nos quedó dando vueltas en la cabeza eso de la "generación afortunada", y en lo que muchas personas nos han dicho por este viaje: "Que buena! que valientes!". Valiente es esa mujer, que es de una generación muy diferente a como es el mundo hoy, pero se adapta, se ajusta y disfruta de todas las facilidades que hoy tenemos, pero que ella en su juventud no tenía.

Suerte la nuestra de habernos topado con ella, que era tan buena onda y tierna, que subió antes que nosotros al bus pero nos guardó dos puestos cerca de ella en un bus que ya casi no quedaban asientos libres. Suerte la nuestra de poder escuchar esas historias e inspirarnos para no rendirnos, para no dejar nuestros sueños atrás. Suerte la nuestra de haber tenido a la generación anterior, nuestros padres, que abrieron un mundo de posibilidades para nosotros.

Esperamos poder hacer el mundo un lugar mejor para los que vengan por ahí después de nosotros...